Postado em: 13/10/2020
A superintendente do PROCON de Patrocínio, Charlene Soares, alerta os clientes de bancos sobre golpes realizados durante o cadastro no PIX, nova modalidade de pagamentos lançada pelo Banco Central. O novo serviço tem sido utilizado por criminosos em massa para coletar dados pessoais e financeiros.
“Os consumidores devem ficar atentos quanto às técnicas de roubo de dados durante o cadastramento na plataforma. O processo deve ser feito apenas pelo aplicativo ou site da instituição financeira” explica a superintendente. “As formas mais comuns usadas nos golpes são o pedido de instalação de softwares maliciosos, promoções falsas e a indução para entrega de dados e informações dos consumidores por meio de cadastros falsos” complementa Charlene.
A orientação do PROCON é desconfiar de anúncios chamativos e não fornecer senhas fora dos sites oficiais dos bancos. A instituição que permitir o vazamento de dados pode ser responsabilizada.
O PIX entra em operação no dia 16 de novembro, mas a inscrição das chaves já foi iniciada. O sistema permitirá a quitação de pagamentos em até 10 segundos, com funcionamento 24 horas por dia.
Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPM Rodoviária apreende mais de 2 kg de cocaína e prende motorista na BR-146, em Patos de Minas
Mulher é presa após furtar carteira em clínica odontológica no centro de Patrocínio
PM recupera parte das 29 bicicletas motorizadas furtadas de pátio na zona rural de Patrocínio
Trabalhador resgatado em Patrocínio após 15 anos em condições análogas à escravidão será indenizado