Por Juliano Resende
Postado em: 23/10/2024
Na manhã desta quarta-feira (23/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação "Scutum", com o objetivo de combater o tráfico internacional e o comércio de armas de grande potencial ofensivo. De acordo com informações da PF, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em três locais em Uberlândia (MG), um em Goiânia (GO) e outro em Campo Alegre de Goiás, interior goiano.
As investigações apontaram que os criminosos traziam armas de fogo de alta potência e longo alcance do Paraguai para o Triângulo Mineiro. A partir dessa região, as armas eram distribuídas para criminosos em outros estados, como Rio de Janeiro e Bahia.
Durante o cumprimento dos mandados, a PF apreendeu armas, munições, um carro de luxo e uma carga de cigarros eletrônicos (vaporizadores), cuja comercialização, importação e propaganda são proibidas no Brasil.
Os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, comércio ilegal de arma de fogo e tráfico internacional de armas de uso restrito ou proibido. O nome da operação, "Scutum", é uma referência à palavra latina que significa "escudo", simbolizando a proteção da sociedade contra os atos dos criminosos.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSegunda edição do evento Vinhos e Vidas já tem data confirmada
Nota de Falecimento: Baltazar Nascimento Carneiro Marques, aos 57 anos
Prefeito assina contratos do programa habitacional e projeta entrega de quase 1.800 moradias
Homem é preso após tentativa de homicídio na área rural de Cruzeiro da Fortaleza
Homem é agredido durante confusão no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Patrocínio