Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto: EBC
Postado em: 06/06/2025
A partir do dia 16 de junho, entra em funcionamento o Pix Automático, nova modalidade autorizada pelo Banco Central para facilitar pagamentos recorrentes, como mensalidades, assinaturas, planos de saúde e contas de serviços essenciais.
A funcionalidade promete mais praticidade e menos burocracia, especialmente para os pequenos negócios.
Diferente do débito automático tradicional, o Pix Automático dispensa convênios específicos com os bancos e exige apenas uma autorização do consumidor, com possibilidade de cancelamento prévio. A nova solução também elimina a necessidade de boletos e simplifica a conciliação financeira, com pagamentos instantâneos.
Para o coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Bevilaqua, o Pix Automático é uma oportunidade valiosa para empresas que trabalham com cobranças periódicas. “Vai permitir uma experiência mais fluida para o cliente, com pagamentos sem atrasos, reduzindo inadimplência e melhorando o fluxo de caixa”, destacou.
O Sebrae ressalta ainda que o avanço do Pix impulsiona a digitalização dos pequenos negócios, promovendo maior formalização, uso de ferramentas de gestão e integração com sistemas de vendas.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPrefeito de Patos de Minas pede liminar para suspender concessão do Lote 10 – Noroeste
Três mulheres e um homem são presos por tráfico de drogas no Santo Antônio
Motorista morre após carro sair da pista e capotar na BR-146, em Serra do Salitre
Denúncias ao 181 levam à prisão de dois homens por tráfico de drogas no Enéas Aguiar
Mulher trans é esfaqueada próximo à rodoviária de Patrocínio; suspeito é preso