Postado em: 19/03/2020
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou boletim epidemiológico datado de 17 de março com informações sobre prováveis casos de dengue, Chikungunya e Zika nos municípios durante as quatro últimas semanas. O levantamento aponta que Patrocínio teve 16 registros durante o período, todos de dengue.
Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Martins, a preocupação é válida e deve ser redobrada nesta época do ano, marcada pela transmissão de arboviroses. Diante da situação de pandemia do coronavírus, ele alerta que as pessoas devem se atentar para as demais doenças: “Durante esse tempo de quarentena, solicitamos que a população aproveite para verificar e eliminar todos focos visíveis e não visíveis do mosquito Aedes Aegypti”, disse.
Em 2020, Minas Gerais registrou 30.729 casos prováveis de dengue até o momento. Quanto aos óbitos, dois pelo agravo foram confirmados no município de Medina e Carneirinho e 17 permanecem em investigação. Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados até o momento, 564 casos notificados. Em 2019, foi confirmado um óbito por chikungunya do município de Patos de Minas, e existe outro em investigação. Já em relação à Zika, em 2020 foram registrados 206 casos prováveis, sendo 19 em gestantes.
Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSecretaria de Saúde anuncia avanço na fila de exames e previsão de novas entregas
Hospital do Câncer recebe repasse de mais de R$ 60 mil da 13ª Cavalgada do Bem de Salitre de Minas
PTC se classifica em quatro categorias do Mineiro de Futsal e será sede de semifinal sub-17
Câmara aprova doação de terreno para nova sede da OAB e anuncia ações pelo Agosto Lilás