Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto Governo SC/Divulgação
Postado em: 30/01/2025
A Prefeitura de Patos de Minas confirmou, nesta quinta-feira (30), a presença do vírus da raiva em um morcego encontrado na sacada de um apartamento na Avenida Paranaíba. O animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e enviado para análise na Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte, que confirmou o resultado positivo. O último caso de raiva em morcegos na cidade havia sido registrado em 2021.
Para evitar a disseminação da doença, a Vigilância Sanitária delimitou um raio de 500 metros a partir do local onde o animal foi encontrado e realizará um cerco vacinal em cães e gatos da região. O trabalho começará na próxima segunda-feira (3), com equipes devidamente identificadas percorrendo as residências.
A raiva é uma doença grave que afeta mamíferos e compromete o sistema nervoso central, podendo ser fatal. A transmissão ocorre pela saliva de animais infectados por meio de mordidas ou contato com mucosas e ferimentos. Em caso de exposição, a orientação é buscar atendimento imediato no Hospital Regional Antônio Dias Maciel, referência para tratamento da doença na cidade.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSegunda edição do evento Vinhos e Vidas já tem data confirmada
Nota de Falecimento: Baltazar Nascimento Carneiro Marques, aos 57 anos
Prefeito assina contratos do programa habitacional e projeta entrega de quase 1.800 moradias
Homem é preso após tentativa de homicídio na área rural de Cruzeiro da Fortaleza
Homem é agredido durante confusão no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Patrocínio