Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto Governo SC/Divulgação
Postado em: 30/01/2025
A Prefeitura de Patos de Minas confirmou, nesta quinta-feira (30), a presença do vírus da raiva em um morcego encontrado na sacada de um apartamento na Avenida Paranaíba. O animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e enviado para análise na Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte, que confirmou o resultado positivo. O último caso de raiva em morcegos na cidade havia sido registrado em 2021.
Para evitar a disseminação da doença, a Vigilância Sanitária delimitou um raio de 500 metros a partir do local onde o animal foi encontrado e realizará um cerco vacinal em cães e gatos da região. O trabalho começará na próxima segunda-feira (3), com equipes devidamente identificadas percorrendo as residências.
A raiva é uma doença grave que afeta mamíferos e compromete o sistema nervoso central, podendo ser fatal. A transmissão ocorre pela saliva de animais infectados por meio de mordidas ou contato com mucosas e ferimentos. Em caso de exposição, a orientação é buscar atendimento imediato no Hospital Regional Antônio Dias Maciel, referência para tratamento da doença na cidade.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSecretaria de Saúde anuncia avanço na fila de exames e previsão de novas entregas
Hospital do Câncer recebe repasse de mais de R$ 60 mil da 13ª Cavalgada do Bem de Salitre de Minas
PTC se classifica em quatro categorias do Mineiro de Futsal e será sede de semifinal sub-17
Câmara aprova doação de terreno para nova sede da OAB e anuncia ações pelo Agosto Lilás