Postado em: 13/05/2020
O consultor jurídico das ACIP/CDL, advogado Fernando Bernardes, orienta os condutores de veículos que existem duas situações distintas no caso das infrações: a infração de trânsito e a infração sanitária. “É óbvio que o não uso de máscaras não é infração de trânsito, vez que em nada altera ou atinge o trânsito de veículos, outra coisa é a infração sanitária, vez que a ideia é evitar o contágio pelo vírus. Entendem as autoridades municipais que o uso das máscaras dentro dos carros é medida necessária para que se evite o contágio. Certamente devem ter estudos para isso e, confesso, que não tenho conhecimento técnico em infectologia que me permita conclusão diversa” explica o advogado.
Segundo Fernando Bernardes, se o decreto estabelecido pelo prefeito exige o uso da máscara em vias públicas, a medida também vale para pessoas em condução ou presença nos veículos. “Em resumo, a infração não é de trânsito (não vai para placa do veículo, pontuação na CNH etc.), mas sim de origem administrativa/sanitária” complementa.
A determinação entrou em vigor nesta quarta-feira (13/05), e vale para todas as pessoas que transitarem nas vias urbanas, nos espaços públicos, no comércio e para quem utilizar o transporte público coletivo.
Daniel Henrique-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPM Rodoviária apreende mais de 2 kg de cocaína e prende motorista na BR-146, em Patos de Minas
Mulher é presa após furtar carteira em clínica odontológica no centro de Patrocínio
PM recupera parte das 29 bicicletas motorizadas furtadas de pátio na zona rural de Patrocínio
Trabalhador resgatado em Patrocínio após 15 anos em condições análogas à escravidão será indenizado